Todo médico sabe: "a profilaxia é sempre a melhor medida" *


Embora todos os cuidados e esforços, a cada dia é mais freqüente a acusação por pacientes e familiares da ocorrência de erro médico.

O inconformismo, justificado ou não, resulta em desgastantes, longos e dispendiosos processos judiciais. É necessário, por exemplo, distinguir e demonstrar juridicamente se complicações aconteceram decorrentes de caso fortuito ou força maior ou se a queixa derivou do curso natural da doença.

Quando enfrentando uma ação judicial por erro médico é de fundamental importância a convocação de especialista com larga vivência como Perito Judicial para atuar corretamente como Assistente Técnico.

Muitas condenações são observadas às expensas de uma defesa insuficiente frente uma apreciação desfavorável na fase da Perícia Judicial que somente pode ser contestada se corretamente expostas as contra-razões em consistente Laudo Médico Pericial do Assistente Técnico da defesa.

O IBMF também orienta Médicos e Cirurgiões na elaboração de Documento de Autorização de Procedimento Médico ou Cirúrgico,em Pareceres e Consultas Médico-Forenses além de Laudos Médico-Periciais em ações de Responsabilidade Civil na melhor forma médico-jurídica .

*P.S. - Doutor, por favor, escreva sempre nos seus prontuários tudo, absolutamente tudo que acontece com seu paciente. Lembre-se: é o prontuário médico o único e bastante documento apreciado em quase 95% das ações!!.

 

Quem somos| Especialidades | Notícias |
Contato
  | Links úteis  | Página inicial